Alho-porro

O alho-porro é um produto hortícola de folha, cujo cultivo se encontra bastante disseminado na Europa, América e Ásia. Pode encontrar-se, sobretudo, nos mercados durante o Outono e o Inverno. A parte comestível consiste no hilo das suas folhas, bastante estreito e apertado, formando um caule falso, com um comprimento médio entre 20 a 30 cm e um diâmetro de 3,2 cm; em regra, ostenta uma cor verde ou branca.

O alho-porro é uma planta bianual que pode apresentar um bolbo pouco desenvolvido, com folhas compridas, eretas ou semi-eretas, da mesma cor das folhas verdes, ou de um tom verde-azulado escuro. O sistema radicular está intimamente ligado a uma grande quantidade de raízes que podem atingir uma profundidade de 50 cm. O caule resume-se a um disco achatado, do qual brotam as folhas e as raízes.

Adapta-se bem a climas temperados, inclusivamente com temperaturas frias; na sua produção, são utilizadas diferentes variedades e ciclos de cultivo. Revela uma preferência por solos de textura média e frescos, mas não suporta águas estagnadas. O pH ideal situa-se entre 6 e 7; não suporta solos salinos.

A técnica de cultivo ideal consiste na transplantação, de modo a evitar gastos excessivos com a limpeza, devido à sua falta de uniformidade. A densidade de sementeira é de 13 a 23 plantas/m², dependendo da variedade e da época da transplantação. Geralmente, fazem-se "amontoas" para aumentar a longevidade do alho-porro. 

Ler mais
Avançar