Chicória

A escarola é uma hortaliça com duas subespécies: a 'escarola frisada” (Cichorium endivia crispum) e a escarola lisa (Cichorium endivia latifolium). É uma hortaliça para saladas de consumo sem cozinhar, muito presente no mercado de indústria de cortado e lavado (IV gama). Têm um alto valor nutricional em fibra, ferro, cálcio e vitaminas que são cada vez mais apreciadas todas as dietas bajas em calorias. 

A parte comestível da planta é o centro, uma roseta de folhas (lisa ou frisada, conforme a variedade) dispostas sobre um talo curto que com o desenvolvimento da planta, que se compactam muito no centro, compacta por vezes no chamado coração. 

A escarola é a mais cultivada entre as duas para a produção de grande qualidade pela sua facilidade de processamento. O cultivo realiza-se por transplante depois de desenvolvida previamente em viveiro de bandejas com torrão, com o fim de manter a planta mais da terra e promover uma maior saúde e o pescoço das folhas inferiores. Prefere solos com boa humidade, textura franca, médio e alto conteúdo de matéria orgânica. A fertilização nitrogenada pode afetar a precocidade da colheita.

Por vezes, para promover o "branqueamento”, as folhas atam-se à volta das cabeças 7 dias antes da colheita ou colocam-se sobre as cabeças uns “gorros” de material plástico.

Ler mais
Avançar