Couve Coração

A couve-repolho ou couve-coração é cultivada na Península Ibérica, sobretudo em Portugal e na Galiza. Também é cultivada em zonas do litoral mediterrânico, destinando-se, neste caso, essencialmente à exportação. Caracterizada pela existência de uma cabeça (ou couve), é composta por folhas compactas, grossas e macias. A sua cabeça é comercializada tanto no mercado de produtos frescos como industrializados, devido ao seu sabor suave. Possui um bom conteúdo de matéria seca e fibra (9%), hidratos de carbono (4%), além de um conjunto equilibrado de vitaminas, cálcio, fósforo e potássio. 

A couve-coração adapta-se bem a todo o tipo de solos, desde que profundos, bem arejados e frescos. Revela uma preferência por solos ricos em matéria orgânica, com pH neutro; requer um clima temperado e baixas temperaturas, frias e húmidas, mas não suporta muito bem as geadas. Desenvolve-se bem durante o Inverno.

A técnica de cultivo mais adequada consiste na transplantação. A fertilização orgânica e a abundância de Ca são bastante benéficas para a couve-coração.

Ler mais
Avançar