A empresa de sementes hortícolas Bejo celebrou os seus Open Days 2023 mostrando todas as suas novidades em brássicas, cultivos de folhas e o seu investimento em I+D+i.
Na passada quarta-feira, 15 e quinta-feira 16 de fevereiro, mais de 140 personas visitaram sua Quinta ‘El Aljibe’ em Balsapintada (Múrcia) durante umas jornadas repletas de novidades e alguma surpresa: como a visita de Antonio Luengo, ou sorteios de prémios entre os participantes.

O conselheiro de agricultura da Região de Múrcia viveu o evento em primeira pessoa
Antonio Luengo, acompanhado pela Sra. María Remedios García, Diretora-Geral de Agricultura da Região de Múrcia visitaram o evento na quinta-feira, informando-se em primeira mão de tudo o que as jornadas tinham para oferecer ao visitante. No final da sua visita, elogiou o trabalho de empresas como a Bejo na região de Múrcia, salientando o seu forte investimento em I+D+i.

Um campo cheio de novidades
Os visitantes puderam ver novidades em brássicas como a couve pontiaguda Bejo 3516 com maior resistência no campo, a couve plana Bejo 3517 para colheitas de verão com um sabor muito doce, ou os brócolos Bejo 3175 para colheitas de inverno, com uma planta muito vigorosa e aberta, e talos com muito rendimento.
Entre as novidades em cultivos de Folha destacamos a alface: Iceberg Royalice e batavia Cascabel; de escarola: frisada Bejo 3582 e lisa Bejo 3222; de radicchio: Bernini e de espinafres: Pershing.
O que não se podia encontrar no campo também teve o seu lugar nestas jornadas com uma exposição interior onde podíamos encontrar outras culturas como cenouras, cebolas ou o conceito REDI.

Outras atrações destas jornadas
Além do campo, a Bejo também mostrou o seu grande investimento em I+D+i, com áreas de demonstração onde estão a ser testadas diferentes coberturas vegetais, também vários projetos como a agricultura circular com o seu trator de galinhas autóctones da região, a sua máquina de chá de compostagem com vista em tempo real com microscópio da microbiologia do solo… tudo isto dentro do projeto de agricultura regenerativa onde, evidentemente, não podiam faltar as abelhas Bejo, para nos lembrar que elas são a base fundamental da agricultura.
Por outro lado, na secção de inovação em maquinaria pudemos ver demonstrações dos robots Oz e Orio da empresa AGSun Europ, lavrando com diferentes alfaias, dando aos agricultores opções para realizar tarefas básicas do campo mais sustentáveis.