A Bejo realizou as suas II Portas Abertas de alface na quarta-feira, 21 de fevereiro, permitindo que dezenas de visitantes observassem a grande qualidade de todo o catálogo de variedades, com especial destaque para a Iceberg, com as variedades BE24-149 e Bonnice, na Radicchio com a Raffaello e na Babyleaf com a Isabelita.

Os visitantes foram chegando numa manhã fresca e ventosa, durante a qual muitos foram informados, devidamente abrigados, sobre as novas variedades e respetivas caraterísticas, que puderam ver de seguida no campo de cultivo protagonista. 

Os técnicos e comerciais da Bejo mostraram o campo de ensaios a todos os visitantes, com um tratamento excelente, próximo e insuperável. Contámos também com uma grande exposição mediática, destacando a realização de uma reportagem audiovisual sobre o cultivo biológico e um especial específico sobre a II Jornada de Portas Abertas de alface. 

Relativamente à Iceberg, a Bejo destacou a variedade Bonnice, para transplante no final de outubro e princípios de novembro, com colheitas no final de janeiro e fevereiro. Relativamente à Radicchio, a variedade Raffaello permite obter produto fresco nas colheitas de final de março e abril, datas nas quais é tradicionalmente mais complicado obter radicchio fresca, obrigando as empresas a utilizar produto armazenado. Relativamente à Trocadero, foram sublinhadas as caraterísticas da Sotalis e Antedis, abrangendo todo o programa de produção com um bom comportamento face à tip burn e à resistência ao míldio. Noutras tipologias, como a folha-de-carvalho, Be-68 142, devemos destacar o peso e o volume da variedade, que oferece muito boa cor e um elevado grau de resistência.

O conjunto das novas e coloridas variedades apresentadas pela Bejo responde tanto à necessidade de maior resistência para combater doenças como o míldio, como a adaptação ao processamento, tendo em conta o auge da IV Gama. 

A jornada foi um êxito total, face à grande afluência de visitantes, apesar do frio e do vento, que estiveram presentes durante grande parte da manhã. Por volta das 14 horas o sol apareceu e o vento acalmou e assim foi possível apreciar o espetacular contraste de cores dos cultivos apresentados no campo de ensaios. Posteriormente, todos os visitantes puderam degustar de um saboroso e irresistível menu à base de entradas hortícolas e dois tipos de paella, tudo acompanhado por um vinho da terra que teve um excelente resultado.