A Bejo realizou um webinar para abordar os pontos-chave do tratamento da cebola para conservação. O evento, que contou com cinco oradores, teve como objetivo valorizar a cebola espanhola e melhorar a sua conservação para que se possa manter completamente saudável até ao mês de maio.

Ontem, 28 de julho, às 17:00 horas, mais de 40 assistentes, incluindo importantes produtores, comerciantes e técnicos, participaram no Webinar organizado pela Bejo sobre a cebola, intitulado Pontos-chave no tratamento da cebola para conservação. Este encontro digital contou com as apresentações de cinco especialistas.

No contexto internacional da comercialização da cebola com ligações a nível global, é necessário valorizar a cebola espanhola. Nesse sentido, foram abordados vários aspetos da sua cultura, que podem ser controlados pelo produtor de forma a obter cebolas totalmente saudáveis até ao mês de maio; foi também abordado, entre outras questões, algo tão importante como os danos internos.

As apresentações começaram com José Ramírez (Bejo), que fez a introdução do encontro, explicando os objetivos e a finalidade do mesmo; seguiu-se Luis Fernando Rubio (Asociación de Productores PROCECAM), que falou sobre o contexto nacional e internacional; depois, Moisés González (Coovimag) falou sobre a fertilização, irrigação e tratamentos; chegou a vez de José Francisco Garde (Agroveyca), que aprofundou a importância técnica da programação; e, por último, Pedro María Jurado (Bejo), que encerrou a ronda de apresentações salientando os aspetos importantes relacionados com a colheita antes da entrada no armazém.

No contexto internacional da comercialização da cebola com ligações a nível global, é necessário valorizar a cebola espanhola.

Precedente à sessão de perguntas e respostas, José Ramírez, relembrou os principais pontos-chave:

  • Evitar os excessos de nitrogénio no final do ciclo.
  • Evitar o excesso de irrigação durante a fase de maturação.
  • Favorecer a cura e secagem de folhas e bolbos antes de serem armazenados, inclusivamente com ar forçado.

O evento concluiu com o esclarecimento de dúvidas e perguntas por parte dos participantes, para melhor promover e consolidar a cebola espanhola como um produto único e de alta qualidade.