A Bejo realizou no dia 21 de junho no Castelo de Almodóvar del Río umas Jornadas Técnicas sobre a cebola abordando aspetos tão importantes como a deterioração interna.

Umas jornadas produtivas para todos os assistentes com um único propósito, falar sobre a melhoria da qualidade da cebola espanhola. Para tal, a Bejo fez-se rodear por especialistas que fizeram algumas apresentações interessantes para abordar esta questão da melhor forma e num cenário inigualável: o Castelo de Almodóvar del Río.

Pedro María Jurado, responsável pelo desenvolvimento da Bejo Ibérica, esmiuçou a opinião dos investigadores sobre a deterioração interna, a qual se deve a situações de stress ao longo da fase de formação do bolbo, bem como a períodos prolongados de altas temperaturas combinados com a ação do Trip, difíceis de combater por meios químicos, ou a outros fatores, tais como combinações com herbicidas ou, segundo alguns investigadores, a ação dos raios ultravioletas.

Amélia Montoro, chefe do serviço de assessoria de irrigação do Instituto Técnico Agronómico Provincial (ITAP), explicou o processo seguido pelo ITAP para assessorar os agricultores de Albacete no planeamento da irrigação, bem como a importância da irrigação na geração de deterioração interna.

Juan José Herrero, engenheiro agrónomo da Cortijo la Reina, explicou de forma prática como a programação da irrigação semanal é crucial para minimizar o stress na cultura da cebola e, por conseguinte, alcançar boa qualidade nesta cultura.

Juan Sánchez, gerente da Agroquímico SR, focou a sua apresentação no controlo eficiente e responsável do potássio como elemento responsável pelo bloqueio do cálcio, e como este microelemento é responsável, em grande medida, pela qualidade interna da cebola. Concluiu a sua apresentação expondo as novas técnicas de monitorização da cebola na sua cultura, bem como a deteção de possíveis carências existentes.

Ignazio Manca, do departamento comercial da UNITEC SpA, apresentou o seu calibrador eletrónico para cebolas com um sistema para ver defeitos internos e externos bem como o peso.

Além das apresentações, a Bejo apresentou algumas variedades do seu catálogo, com destaque para as variedades Naranco, Tacoma e Itaparica; o evento terminou com um jantar para todos os assistentes no pátio de armas do Castelo, o que deu o toque final a umas jornadas inesquecíveis.