A Bejo Ibérica comercializa microbolbos de cebola, produzidos pela Broer Ibérica, de variedades essencialmente de dias curtos para serem utilizados nas produções de cebola em molhos de outono Inverno e Primavera. A principal razão de usá-los na produção de molhos é porque são a matéria-prima essencial para obter a melhor qualidade e rendimento. Os molhos colhidos durante o outono e inverno devem ser semeados no verão, sendo, nesta altura, muito caro e quase impossível fazer o cultivo por meio de semeadura direta ou de transplante.
Quais são as vantagens de utilizar microbolbos na produção?
- Produção de molhos no outono e inverno
- Colheita precoce de primavera
- Molhos e bolbos secos em latitudes tropicais
- Bolbos finais com maior teor de matéria seca
- Melhor controlo das ervas daninhas
- Redução da utilização de herbicidas
- Menor preparação (lavoura) do terreno
- Redução do stress nas primeiras fases de cultivo
- Possibilidade de cultivo ecológico
Tipos de embalagem e calibragem
A Bejo oferece microbolbos calibrados entre 10 e 27 mm.
- Cultura de outono : semeadura de julho a setembro. O tamanho recomendado varia entre 18 e 27 mm. Os calibres mais grossos podem dar origem, em função da meteorologia, a duas cebolas novas ou mais. O crescimento é muito rápido e a colheita pode ser feita em cinco semanas.
- Cultura de inverno: utilizam-se microbolbos de 10 a 17 mm. Os de menor calibre registam um desenvolvimento mais lento da folhagem, evitando assim a floração, e as cebolas são mais uniformes, pesadas e com maior capacidade de conservação.
- Cultura de primavera e verão: no caso da variedade de cebola de dias longos é necessário que, antes de semear, os microbolbos tenham sido sujeitos a um tratamento especial durante o armazenamento. Para tal, convém seguir os conselhos dos nossos técnicos e pedimos que façam as encomendas com a devida antecedência.
Para mais informações fale com um dos nossos técnicos.
Doenças e pragas. Cropalyser
As principais doenças e pragas que atingem esta cultura são:
- Míldio (Peronospora destructor)
- Queima das folhas (Botrytis squamosa)
- Podridão do colo por fungos (Botrytis Alli)
- Queima-das-pontas (Botritys allii o Botritys spp.)
- Podridão Basal (Fusarium Oxysporum sp)
- Mosca da cebola (Delia antiqua)
- Tripes da cebola (Thrips tabaci)
A Bejo desenvolveu a aplicação Cropalyser disponível para todos os seus clientes e contactos. No âmbito da análise e do reconhecimento de pragas e doenças de culturas, a Bejo quer partilhar os seus conhecimentos e experiência com todos os seus parceiros da cadeia hortícola.
Descarregar Cropalyser
A aplicação para analisar as suas culturas!
Nosso catálogo
Saiba mais sobre isto e muito mais no nosso catálogo.