A 5 de maio de 2022, a ISF (Federação Internacional de Sementes) designou oficialmente um isolado de referência e um conjunto diferencial oficial ampliado para a espécie 4 do Fusarium (denominado Fol:4). As provas da doença com o isolado de referência Fol:4 na gama comercial de alfaces Bejo demonstraram que diversas variedades da Bejo comercialmente disponíveis são resistentes ao Fol:4.

O Fusarium oxysporum f.sp. lactucae (Fol) é um fungo transmitido através do solo e um importante agente patogénico da alface em termos comerciais. O Fusarium penetra na planta através das raízes, atinge o xilema e bloqueia o transporte de água, o que pode levar à perda total da planta. Desde 2015, o isolado que foi agora designado como Fol:4 foi detetado nalgumas regiões da Europa como uma doença grave e tem-se alastrado amplamente desde então. Se se empregarem variedades com resistência ao Fol:4 nas áreas onde esta doença está presente, o risco de perda de uma grande parte da produção reduz-se. As medidas convencionais, tais como a higiene e a rotação das culturas, são igualmente importantes.

Gerhard Voelkel, Diretor de Colheitas da divisão de alfaces na Bejo, diz: "Uma parte significativa das nossas variedades atuais, que já estão no mercado há vários anos, é resistente à nova espécie 4 do Fusarium. Temos a certeza que a fiabilidade das nossas variedades oferece aos produtores a melhor proteção disponível para o futuro. Em geral, a nossa variedade de alfaces apresenta uma grande resistência. Continuaremos o melhoramento genético para aumentar a resistência, como principal objetivo da próxima geração de variedades de alface, e o Fol:4 faz parte deste processo."

A ISF sublinha que a resistência a doenças é um dos objetivos principais na obtenção de novas variedades. Isto tem um papel fundamental  na produção de cultivos hortícolas e nas práticas integradas de gestão de pragas. Leia o comunicado de prensa completo da ISF.

Peça mais informações ao seu representante local sobre as nossas variedades de alface e as suas resistências.

Quer saber que variedades têm resistência ao Fol:4? Consulte a nossa lista